Catarata – Agende a consulta com o especialista

A catarata em cães e gatos, causa perda de visão progressiva e precisa de uma cirurgia delicada para ser curada.

Se os olhinhos do seu filhote estiverem opacos e esbranquiçados, fique atento, pode ser catarata, que é um problema de saúde ocular muito comum em cães e gatos. A passagem de luz até a retina é bloqueada e prejudica a visão do animal, que pode ficar completamente cego. Algumas raças de cães são mais propensas a desenvolver a doença, como Poodle, Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Bulldog, Lhasa Apso, Shih Tzu, Boxer, Rottweiller. Em gatos, essa doença é menos frequente, porém, Persas, Birman e Himalaias são os que tem mais tendência a apresentar essa doença.

Há várias causas, como origem genética, congênita, secundária a processos inflamatórios intraoculares, traumas na lente, diabetes mellitus, entre outras causas metabólicas e tóxicas menos frequentes. Há também a catarata senil.

Não existem colírios ou medicamentos que impeçam o aparecimento ou estabilizem a progressão da catarata. A cirurgia é o único tratamento para recuperar a visão e o processo consiste em remover cirurgicamente o núcleo da lente, podendo-se colocar uma nova lente artificial para melhor resultado da cirurgia. A taxa de sucesso é de 95%.

Quanto mais avançada a doença, maior risco de complicação e diminuição da taxa de sucesso da cirurgia. A catarata em estágio avançado pode também levar a uma inflamação crônica intraocular, glaucoma secundário (aumento da pressão do olho) e desconforto. Além, é claro, da perda da visão completa, a cegueira.

Por isso, é importante ficar atento ao seu pet e levá-lo em seu veterinário regularmente.