Muitos tutores de cadelas e gatas já ouviram falar sobre piometra ou infecção no útero. No entanto, não é muita gente que sabe a gravidade dessa doença.
O que é?
A piometra é uma infecção uterina que pode atingir gatas e cadelas, independentemente de porte ou raça. Ela costuma afetar os animais em até três meses após o cio, que é o momento onde os níveis de progesterona ainda estão altos. A piometra é causada por uma bactéria que afeta as paredes do útero da fêmea, por isso apenas as cadelas não castradas correm o risco de desenvolver a doença.
Sintomas e Diagnóstico
– Maior consumo de água;
– Aumento na produção de urina;
– Febre;
– Perda de apetite;
– Perda de peso, vômitos e diarreia;
– Apatia;
– Aumento do abdômen;
Se a fêmea apresentar algum destes sinais, e não for castrada, você deve levá-la ao médico veterinário imediatamente. Cada animal desenvolve a doença de uma maneira, por isso o profissional irá indicar o tratamento mais adequado para a gata ou cadela.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a fêmea da piometra é a castração. Trata-se de uma cirurgia simples que remove o útero do animal. Quanto antes for realizado o procedimento, menores as possibilidades do desenvolvimento da infecção.