Viagem com o pet – Quais cuidados devo ter ?

Janeiro e fevereiro são meses tradicionais de viagens. Muitas famílias arrumam suas malas nesta época e saem para aproveitar as férias de verão. E cada vez mais, os pets também são levados para a diversão, o que é ótimo, já que o animalzinho não fica sozinho em casa.
Porém, é necessário ter cuidado ao levá-los para viajar, garantindo a segurança deles e também dos tutores. Pensando nisso, nós listamos cinco dicas primordiais sobre os pets nesta época de viagens.

1- Vá ao veterinário
Antes de iniciar a viagem com seu querido pet, leve ele a um médico veterinário. Na consulta, o profissional fará exames de rotina e irá orientar o tutor sobre a melhor maneira de cuidar do pet em um ambiente diferente e principalmente, durante o trajeto da viagem.

2- Verifique se o destino é Pet-Friendly
É importante pesquisar se o destino da viagem aceita animais de estimação. Não deixe para última hora! Certifica-se sobre o assunto logo no inicio do planejamento da viagem e evite problemas posteriormente.

3- Caixas de Transporte
Além de colocar em risco a saúde do animal, transportá-los soltos no carro pode gerar multas e até acarretar em apreensão do veículo. Para evitar estes problemas, é recomendado que a viagem seja feita com seu pet acomodado em uma caixa de transporte. Para não dar uma sensação de confinamento ao seu animalzinho, opte por uma caixa com aberturas e que seja bem ventilada.

4- Paradas Programadas
Além de cuidados no veículo, é importante se atentar e realizar paradas a cada duas ou três horas, no máximo, quando o percurso for longo. Durante estas pausas, leve seu pet para fazer suas necessidades e tomar água.

5- Alimentação
Não alimente seu pet nas três horas anteriores à viagem. Com isso, você evita que ele fique enjoado no trajeto. Diminua também a quantidade de comida oferecida para não aumentar a defecação.

Anotou todas as dicas? Agora é hora de conferir as malas (sua e do pet), pegar a máscara, o álcool gel e ir curtir esse momento de sossego!