Você sabe o que é Esporotricose?

Você sabe o que é Esporotricose?

Também conhecida como “doença da roseira”, a esporotricose é uma doença crônica pouco frequente causada por um fungo, que se encontra no solo e na vegetação. Além de cães e gatos, a doença pode afetar várias espécies de animais e ainda pode ser transmitida ao ser humano.

Os gatos são os mais vulneráveis à infecção e a doença evolui de maneira mais rápida nestes bichanos. Devido a grande quantidade do fungo Sporothrix spp. encontrada nos gatos, os animais podem disseminar a doença para os seres humanos. O fungo é geralmente encontrado nas lesões dos animais e principalmente nas unhas e na cavidade oral.

Os principais sintomas da doença são:


• Lesões na pele, mucosas, pulmões, ossos e sistema nervoso central;
• Lesões na região da cabeça e nas extremidades das patas;
• Feridas de forma nodular e avermelhada que não causam dor ou coceira;
• Fraqueza;
• Anorexia;
• Febre;
• E nos casos dos cães, pode ocorrer aumento nos linfonodos (gânglios).

Diagnóstico e Tratamento


O diagnóstico da esporotricose é feito através de exames de citologia, cultura de fungos ou por biópsias das lesões. O tratamento da doença é um processo demorado e pode levar meses para que o animal seja curado. É importante ressaltar que mesmo após a cura aparente, o tratamento deve continuar entre três a quatro semanas. O tratamento deve ser realizado somente com o acompanhamento do médico veterinário, principalmente em casos de esporotricose em gatos, pois eles são sensíveis a vários medicamentos.

Prevenção


A adoção de medidas higiênico-sanitárias visando diminuir os riscos de transmissão do fungo é a melhor forma de controle e prevenção da esporotricose. Os animais infectados devem ficar isolados até a total cura clínica. Além disso, deve-se evitar o acesso de animais sadios e doentes a ambientes externos, evitando o contato com outros animais e com o ambiente que pode estar contaminado. Também é recomendado o uso de luvas descartáveis ao manusear gatos com qualquer tipo de nódulo ou úlcera na pele.