Cãozinho enjoado, e agora?

Existem vários momentos ao longo do ano que a gente espera ansiosamente, e o período de férias é um deles, não é mesmo? É muito bom colocar o pé na estrada com seu pet e ir para um lugar para poder descansar e aproveitarem juntos. Mas, e se o seu cachorro enjoar durante o trajeto?

Por que os cães enjoam dentro do carro?
São vários os motivos, entre eles, o estresse. O pet não consegue identificar que está indo viajar, e ele pode associar o passeio a situações desagradáveis, como a ida ao médico veterinário para tomar vacina ou até mesmo pensar que está indo pra longe do lar.
Outro motivo para os enjoos é a estimulação do ouvido interno do cachorro, que é responsável por manter o equilíbrio do corpo. Isso acontece por causa do balanço do veículo.

Como saber que o cachorro está enjoado?
Além do vômito, o pet pode apresentar outros sinais, como:
– bocejo excessivo;
– apatia;
– respiração ofegante;
– salivação excessiva.

Como evitar que o cão vomite?
Além de ficar atento aos sinais que o pet dá, é recomendado levar o animal ao veterinário antes da viagem. Na consulta, o médico poderá checar a saúde do cão e você terá a certeza que o possível vômito dele não será causado por alguma doença.

Se mesmo assim o cachorro passar mal durante o trajeto, se ligue nas dicas que podem ajudar o cão a ficar numa boa:

• O pet precisa se acostumar com o veículo. Antes da viagem, faça pequenos passeios com ele no carro;
  • Faça com que ele associe o carro com experiências positivas;
  • Não o alimente pouco tempo antes da viagem;
  • Abra as janelas do carro e faça que o local esteja agradável;
  • Faça paradas durante o caminho.

Agora que você já sabe tudo sobre enjoos em cães e como eles podem ser evitados durante a viagem, é hora de preparar as malas e ir curtir as férias com seu amigo!