Obesidade e Diabetes

Geralmente, ficamos encantados quando vemos cães e gatos gordinhos. Gostamos de brincar com eles e os chamamos de fofinhos. Porém, em algumas situações, esta “fofura” pode ser prejudicial ao animal.

O estilo de vida atual está atingindo negativamente a saúde de cães e gatos. Hoje em dia, com os tutores ocupados com a rotina diária, ao encontrar seus animais, eles só têm tempo para brincar e fazer carinho, e uma caminhada com seu pet, por exemplo, acaba ficando de lado. E com isso, cada vez mais, o animal desenvolve o sedentarismo.

O consumo de alimentos industrializados também faz mal à saúde de cães e gatos. E quando soma o sedentarismo ao consumo exagerado de alimentos industrializados, o resultado é a obesidade.

O processo inflamatório crônico provocado pela obesidade em animais tem como consequência direta distúrbios endócrinos, como o Diabetes.

Diabetes
Quando ingerimos um alimento, o corpo produz a insulina, que é responsável por captar o açúcar do sangue e o leva-lo para as células. Lá, ela será usada para produzir energia. Sendo assim, a falta deste hormônio ou a falha na sua função, faz com que aumente os níveis de glicose no sangue e consequentemente, podem aparecer graves problemas de saúde.

O mesmo acontece em cães e gatos. O diabetes em animais pode ser provocado pela destruição das células que fazem a insulina, no caso da diabetes primaria, ou pela diminuição da secreção e do efeito desse hormônio, no caso da diabetes secundária.

O efeito inflamatório causado pela obesidade provoca mudanças moleculares importantes. Elas atrapalham o metabolismo da glicose no organismo dos pets, causam resistência à insulina e levam ao Diabetes.

Os animais com a doença tem o apetite aumentado, perda de peso, fraqueza e bebem muita água, além do aumento na quantidade de urina. Apesar de não ter cura, a diabetes pode ser controlada nos animais. O tratamento em cães consiste na administração de insulina. Já em gatos, o tratamento pode ser através de administração de outros medicamentos hipoglicemiantes, que diminuem os níveis de açúcar.

O Diabetes é uma doença perigosa, então, cuide da saúde de seu pet! Não se esqueça de que a alimentação correta, em quantidades adequadas, e a prática de exercícios físicos regularmente é o melhor jeito de prevenir a doença em cães e gatos.

(#veterinariauberaba24h)

Converse com a nossa equipe!